segunda-feira, 2 de maio de 2016

Atualização Mensal - Abril 2016

Abril foi ótimo mês, não tao bom quanto março, mas foi um bom mês. Fiz um bom aporte no Tesouro Direto, dinheiro da venda de dois ETFs, agora só estou com o PIBB11, ainda não decidir se vendo e aplico em FII para ter ao menos o dinheiro das despesas bancarias (corretagem, taxa de negociação...) ou se permaneço com ele e aos poucos vou fazendo aportes.

Mas o melhor do mês de Abril foi o FIA, finalmente encerrei, e o melhor não saí no prejuízo, na verdade tive um pequeno lucro. O fato de encerrar o FIA me deixou bastante aliviado, foi um investimento que me arrependi muito.

Como já tinha falado algumas vezes, por mais que estudemos investimentos, que façamos projeções e tal, você só aprende na pratica, com experiencia. O que aprendi com isso é que FIA só vale a pena se você não pretende abrir conta em corretora e que aplicaçoes, principalmente em renda variável, que possua cota de aplicação D+1 e cota de resgate D+1, ou qualquer coisa igual ou maior que isso não vale a pena, princialmente em um país como o Brasil onde em questão de minutos a situação politica e econômica pode mudar.

Se você ta disposto a abrir uma conta em uma corretora mas não sabe que acoes escolher, o melhor a fazer é comprar ETF, agora se você não quer mesmo abrir uma conta em corretora e gostaria de investir em renda variável através de fundos de seu banco, escolha um fundo que siga um índice e se conseguir um que seja ao menos D+0 no resgate.